Clipping do Setor

Presidente da ABEOC participa de reunião da CNC sobre Turismo sem Fronteiras

A presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC, Anita Pires, participou, na quarta-feira (25/07), no Rio de Janeiro, da reunião realizada pelo Conselho de Turismo da CNC, a para organizar as iniciativas do próximo Macrotema de Estudo do Órgão, o “Turismo de Fronteira”.

O encontro contou com a participação do conselheiro e secretário de Turismo do Paraná, Faisal Saleh, para apresentar sua experiência com o Turismo de Fronteira no Estado – o case servirá de ponto de partida para a construção de um planejamento que envolve, inclusive, a elaboração de sugestões de políticas públicas para a atividade. “O tema é de fundamental importância para o incremento do turismo sul americano”, frisou Alexandre Sampaio, presidente do Conselho.
Uma das ideias trabalhadas durante o encontro foi a realização de um seminário sobre Turismo de Fronteira no mês de dezembro, em Foz do Iguaçu (PR), com a participação de representantes dos quatro Estados da região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul) e dos países de fronteira, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia. “Em boa parte dos 66 Municípios de fronteira dos quatro Estados do Sul, que respondem por boa parte do turismo terrestre vindo da América do Sul, a imagem é negativa, devido a problemas de falta de infraestrutura e tratamento que se dispensa ao turista. Precisamos melhorar isso”, afirmou Saleh.

De acordo com o secretário, o Turismo de Fronteira deve servir de elemento para a integração dos países, no sentido de agregar valores culturais, ambientais e técnicos, com a meta de incentivar o fluxo de visitantes. A iniciativa, explicou Faisal Saleh, conta com o apoio do Ministério do Turismo (MTur) e da Organização Mundial de Turismo (OMT).

Suzana Dieckmann, assessora especial do MTur, participou do encontro e elogiou a iniciativa do Conselho de Turismo da CNC. Também estiveram presentes a vice-presidente do Conselho e presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), Anita Pires, o gerente de Projetos do Senac Nacional, Antonio Henrique Paula, e a presidente da Associação Brasileira de Turismólogos, Tânia Omena, entre outros.

Na oportunidade, Anita Pires, solicitou informações sobre o procedimento de filiação da ABEOC junto à Organização Mundial de Turismo. “Estas iniciativas vem ao encontro das ações que a ABEOC está discutindo no âmbito da Federación de Entidades Organizadoras de Congresos y Afines de América Latina – COCAL, que reafirmam a importância de fortalecer o setor turístico e principalmente o de eventos, não somente no Brasil, mas em todo o Continente e estarmos afiliados à OMT é mais um passo importante a ser dado”, afirma Pires.

[Com informações de CNC, Foto de Carolina Braga]

Tags: , , , , , ,

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário em nosso site

Nota: Os comentários postados ficam aguardando moderação. Não é necessário reenviar seu comentário.