PARCEIRO ESTRATÉGICO
Barcelo Hotels & Resorts

Clipping do Setor

Observatório Turístico vai monitorar tarifas no RJ

PUBLICIDADE
Salão MICE ABEOC Brasil no FESTURIS

[Por Hoteliernews, 04/02/2013]

Já está em funcionamento o Observatório Turístico do Estado do Rio de Janeiro. A expectativa é que a ferramenta auxilie no controle das tarifas hoteleiras, contribuindo para evitar os abusos nos preços nos mundiais esportivos dos próximos anos, conforme noticiou a Agência Brasil.

Durante reunião realizada na semana passada, com a presença das principais representantes do setor, teve início o estudo sobre a metodologia de acompanhamento das tarifas.

Os estabelecimentos ficam responsáveis por fornecer os valores cobrados, que serão analisados pelo Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e pelo MTur (Ministério do Turismo).

Em fevereiro deste ano, foi acordado um termo de compromisso entre representantes da hotelaria e o MTur, sobre métodos para a análise das tarifas hoteleiras praticadas no País.

De acordo com Paulo Guilherme Araújo, presidente do Embratur, a medida não será uma forma de tabular as diárias, mas sim acompanhar a evolução dos preços a fim de evitar quantias abusivas. “Não queremos que a imagem do país seja arranhada como um destino caro”, destacou à publicação.

Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro), Alfredo Lopes, explicou que haverá uma fusão dos bancos de dados da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, a TurisRio, da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro e da ABIH-RJ.

“Com isso, os gestores vão saber, por exemplo, quantos dias os turistas permanecem na cidade, quais são os bairros mais frequentados, a expansão da hotelaria no Estado”, detalhou.

Outra preocupação serão as medidas adotadas depois dos Jogos Olímpicos de 2016 para manter a ocupação dos leitos criados. Segundo Alfredo Lopes, no município do Rio serão 20 mil novos quartos até os jogos, um crescimento de quase 48%.

Tags: , , ,

Notícias Relacionadas

Comente no Facebook

comentários

Deixe um comentário em nosso site

Nota: Os comentários postados ficam aguardando moderação. Não é necessário reenviar seu comentário.