Livro traz a história dos Convention Bureaux no Brasil
[Portal Eventos, 04/04/2013]
Com o título de “Turismo de Eventos – Atuação e História dos Convention Bureaux no Brasil” o trabalho de 170 páginas traz várias fotos de momentos históricos do segmento, além de importantes questões de fundo. O escritor Rui Carvalho, consultor em turismo e comunicação e superintendente do Porto Alegre Convention & Visitors Bureau (POACVB) destaca, por exemplo, a fundação da entidade, em 1896, na cidade americana de Detroit, mas, principalmente, sua evolução no Brasil, com a chegada apenas em 1983.
Com informações sobre processos e técnicas de captação de eventos, a obra possui uma linguagem descontraída e, em muitos trechos, abre espaço para a opinião crítica do autor sobre o segmento, a política, o governo e as entidades do setor de turismo. É especialmente recomendado para estudantes de turismo, eventos e hotelaria, e para todos que trabalham no segmento ou têm curiosidade por ele. “Como escrevi no prefácio, não é um livro técnico, mas um trabalho autoral, de opinião, que pretende provocar a reflexão sobre vários temas relacionados ao setor”, diz Rui.
Às vezes polêmico, às vezes didático, o trabalho vem preencher uma lacuna em num segmento de destaque nos últimos anos. Segundo o consultor, por não haver literatura sobre o tema, o livro mostra como funcionam essas entidades e discute alguns conceitos, derrubando mitos e convidando para a reflexão de diversos assuntos, principalmente sobre captação de eventos, financiamento e perfis dos profissionais adequados. “Meu trabalho como palestrante e estudioso da história dos CVBx foi fundamental para que conseguisse realizar esse projeto”, complementa ele.
Na opinião do escritor, o mais importante é procurar estabelecer alguns padrões para as entidades. Discutir os processos de captação, alertar para os perfis dos profissionais e a importância econômica da atividade. “Contar nossa história também é contribuir para a perpetuação de nossa memória”, complementa. “No fundo, o que pretendo é chamar a atenção para esse segmento tão importante que é o turismo de eventos”. O livro pode ser adquirido pelo site.