Ranking ICCA de eventos internacionais – 2012



Divulgado em maio de 2013, o levantamento da ICCA (International Congress & Convention Association) aponta que o Brasil foi o país com o 5º maior crescimento na realização de eventos internacionais em 2012, na comparação com o ano anterior. O país subiu de 304 para 360 eventos internacionais no ano passado, um crescimento de 20%. Com o resultado, o Brasil manteve a 7ª posição no ranking internacional da ICCA em 2012.

“O Brasil está indo muito bem, graças ao trabalho permanente de captação e promoção de eventos da Embratur”, comenta o chairman do Comitê Brasileiro da ICCA, Ney Huberto Neves. “O país também está diversificando os destinos e mais cidades estão aparecendo no ranking”, acrescenta Neves.

Alguns municípios tiveram um amplo crescimento, como Bento Gonçalves (150%), Belo Horizonte (117%), Foz do Iguaçu (100%) e Búzios (80%). Entre as capitais se destacam: Fortaleza (60%), São Paulo (27%) e Rio de Janeiro (20%). São Paulo e Rio de Janeiro concentraramm 50% dos eventos internacionais realizados no país em 2012.

As 10 cidades brasileiras que mais  receberam eventos internacionais em 2012, segundo a ICCA, são: Rio de Janeiro (83 eventos); São Paulo (77), Brasília (22); Foz do Iguaçu e Salvador (16), Belo Horizonte (13), Florianópolis e Porto Alegre (12); Búzios (9) e Fortaleza (8).

Brasília foi a capital que mais evoluiu. Recebeu 22 eventos internacionais  em 2012, um crescimento de 69% em relação ao ano anterior, subindo para o terceiro posto na lista de cidades brasileiras que mais recepcionaram eventos internacionais.

Para o Brasil continuar crescendo no ranking ICCA, Neves afirma que além dos esforços de captação, é preciso evoluir no trabalho de informar à ICCA os eventos realizados. Ele cita Buenos Aires como exemplo, cidade que ultrapassou Rio de Janeiro e São Paulo no ranking após intensificar a comunicação com a ICCA. “Muitas grandes entidades não buscam apoio dos CVBS, e a comunicação com as universidades também deve ser fortalecida”", indica.

Ranking ICCA 2012 –  Cidades no mundo e nas Américas

Download do Ranking ICCA 2012 por cidades

 

 

Tags: , , , ,

Notícias Relacionadas

2 Comentários

  1. É uma pena que tenhamos que utilizar o ranking da ICCA como referência “quase exclusiva” para avaliar o comportamento do mercado de eventos (internacionais) no Brasil. Faltam pesquisas no mesmo sentido feitas no Brasil, tanto para avaliar o mercado nacional no que se refere a eventos internacionais quanto para o estudo das centenas de eventos e feiras nacionais realizados todo ano nas cidades brasileiras. A ABEOC, que vem se mostrando ativa e apresentando excelentes iniciativas, poderia concentrar nem que fosse uma pequena parte dos seus esforços em incentivar, juntamente com o setor acadêmico, pesquisas nesse sentido. Estudos desse tipo seriam muito importantes para o mercado de eventos. Fica a dica!

Trackbacks

  1. Florianópolis recebe pela primeira vez o Encontro Latino Americano de CVBs | Pires e Associados Eventos e Turismo

Deixe um comentário em nosso site

Nota: Os comentários postados ficam aguardando moderação. Não é necessário reenviar seu comentário.