Associados

Sustentabilidade é um item importante de escolha dos turistas

Segundo pesquisas recentes apresentadas na última reunião do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), realizada no dia 10 de julho, no Rio de Janeiro, a sustentabilidade é um item importante de escolha dos turistas. O jornalista José Eduardo Camargo, redator-chefe do Guia Quatro Rodas, do portal ViajeAqui e da publicação Hotel Pro conversou com os membros do Conselho sobre a percepção do turista em relação à sustentabilidade e sobre suas escolhas sustentáveis.

Estudo realizado pelo grupo Accor aponta que cerca de 58% dos hóspedes brasileiros entrevistados levam em consideração se existe alguma política de sustentabilidade na escolha de um produto ou hotel. Outra pesquisa, do Trip Advisor, realizada em todo o mundo, afirma que 79% dos clientes consideram se os empreendimento realizam práticas ambientalmente corretas. E em relação aos hoteleiros, 91% consideram a sustentabilidade importante, mas apenas 77% realizam ações nos seus empreendimentos.

A diretora da Pires e Associados e vice-presidente do Conselho de Turismo da CNC, Anita Pires, participou do encontro e destaca que a Pires despertou para a questão ambiental, aliando princípios de sustentabilidade ao seu processo produtivo, quando passou pelo processo para a obtenção do Selo de Qualidade ABEOC Brasil. “O processo de melhorias na gestão a fim de obtermos o Selo de Qualidade teve grande influência na questão da sustentabilidade dentro da Pires, especialmente na questão da reciclagem e reaproveitamento de papéis e outros materiais”, afirma.

A Pires e Associados é uma das 10 empresas certificadas com o Selo de Qualidade Abeoc Brasil em Santa Catarina. A experiência catarinense de certificação de empresas de eventos, que inclui padrões de sustentabilidade entre os seus critérios, agora está sendo levada para outros 11 Estados. Mais informações e inscrições no Programa de Qualificação e Certificação de Empresas de Eventos no site www.abeoc.org.br/qualidade

Certificação para Hotéis

Atualmente a norma brasileira NBR 15401, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é utilizada na certificação de empreendimentos sustentáveis e para a concessão de benefícios pelo governo e por bancos, como o BNDES.

Nas iniciativas de certificação são levados em conta aspectos como eficiência energética, reaproveitamento de água, trabalho social realizado com comunidades, reaproveitamento de resíduos orgânicos, destinação correta e reciclagem de resíduos sólidos, capacitação dos funcionários nas medidas sustentáveis, entre outros.

[Por Pires & Associados, 18/07/2013

Tags: , , , , ,

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário em nosso site

Nota: Os comentários postados ficam aguardando moderação. Não é necessário reenviar seu comentário.