Iniciativa da ABEOC Brasil para certificação de empresas de eventos será apresentada em Congresso na Europa



O Programa de Qualidade ABEOC Brasil em parceria com o SEBRAE será o foco da participação da presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil, Anita Pires, no 2º Congresso da APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, no dia 31 de janeiro de 2014, no Altis Grand Hotel, Lisboa.

“Vamos compartilhar a experiência de certificação de empresas de eventos, um Programa que despertou muito interesse nos portugueses, especialmente o modelo de parceria que construímos com o SEBRAE, uma referência em capacitação empresarial, e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), entidade que fará a auditoria nas empresas para avaliação de conformidade com os critérios do Selo de Qualidade ABEOC Brasil”, resume Anita.

Segundo a diretora da APECATE, Ana Barbosa, o Congresso português pretende “debater a questão da certificação de qualidade para o setor, apresentando o projeto do Selo de Qualidade da Apecate, partilhando realizações e perspectivas com os congéneres da da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC Brasil)  e da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), que nos trarão o essencial do modelo de certificação que está a ser seguido no Brasil”, explica. O diretor de Qualificação da ABETA, Evandro Schütz, representará a entidade no painel “Diferenciar pela Qualidade, uma Arma no Mercado Global”, ao lado de Anita Pires e Luísa Ahrens Teixeira – Presidente da EFAPCO e da Seção de Congressos da APECATE.

O 2º Congresso da APECATE vai reunir durante dois dias empresários organizadores de congressos, eventos e atividades de animação turística / marítimo-turísticas, operadores turísticos, empresas de multimídia, audiovisual e gestão de espaços para eventos, bem como professores e estudantes das áreas de Turismo, Esporte, Ambiente, Comunicação, Gestão e Marketing e representantes das Agências Regionais de Promoção Turística, Entidades Regionais de Turismo, Institutos Públicos e autarquias.

Programa de Qualidade

O Programa de Qualidade está capacitando 236 empresas de eventos de 12 estados do país, em uma parceria da ABEOC Brasil e Sebrae Nacional com apoio da FBHA e CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Pelo menos 92 destas empresas também se candidatarão a certificação através do Selo de Qualidade ABEOC Brasil, a partir de julho de 2014, com auditoria da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Segundo o coordenador de capacitação do Programa de Qualidade ABEOC Brasil, Luiz Carlos Barboza, foi estudado o que há de melhor no mundo em certificação para a criação do Selo de Qualidade Abeoc Brasil. A principal referência é o modelo adotado pela Federação Suíça de Turismo. Para a obtenção do Selo de Qualidade ABEOC BRASIL, as empresas de eventos precisarão alcançar os requisitos técnicos que se baseiam no sistema de gestão da qualidade, segundo as exigências das normas da série ISO 9000, e também em evidências comprováveis da prática dos fundamentos de qualidade, seguindo os critérios de excelência em gestão do Prêmio MPE Brasil, uma parceria do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

O processo de obtenção do Selo impõe o aprimoramento da gestão, e do ponto de vista do mercado, o Selo de Qualidade ABEOC BRASIL é uma referência para o contratante de serviços de eventos que busca uma empresa de qualidade. “O Selo de Qualidade ABEOC BRASIL diferencia as empresas que adotam um sistema de gestão eficiente, focado na qualidade e em busca da excelência nos serviços prestados”, resume a presidente da ABEOC Brasil, Anita Pires.

O Programa de Qualidade ABEOC Brasil se estende até dezembro de 2014 e prevê investimentos de R$ 2,4 milhões.

Tags: , , , , , ,

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário em nosso site

Nota: Os comentários postados ficam aguardando moderação. Não é necessário reenviar seu comentário.