Começam auditorias da ABNT para certificação através do Selo de Qualidade ABEOC Brasil



Até agosto inicia a fase de certificação de empresas de eventos nos 12 Estados onde está sendo realizado o Programa de Qualidade ABEOC Brasil em parceria com o SEBRAE. Já são 103 empresas inscritas pleiteando o Selo de Qualidade ABEOC Brasil. A inscrição pode ser feita até o final de julho nos Estados do Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Santa Catarina, enquanto no Ceará, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo as inscrições estão encerradas e o processo de auditoria já começou.

“A avaliação da empresa já começa no retorno à ABEOC Brasil do contrato para a realização das auditorias”, informa a diretora executiva da ABEOC Brasil – Associação Brasileira de Empresas de Eventos, Ariane Angioletti.  Após esta etapa, todo o contato com as empresas é feito diretamente e de forma independente pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, órgão responsável pela normalização técnica no país, com 50 anos de experiência em avaliação da conformidade.

As inscrições para a certificação devem ser feitas, exclusivamente, através do email qualidade@abeoc.org.br. Basta o interessado enviar o nome da empresa e forma de pagamento desejada — R$ 3.000,00 à vista ou 5 parcelas de R$ 650,00. A certificação só será concedida caso seja confirmado o desempenho necessário.

Do ponto de vista do mercado, o Selo de Qualidade ABEOC BRASIL é uma referência para o contratante de serviços de eventos que busca uma empresa de qualidade. “O Selo de Qualidade ABEOC BRASIL diferencia as empresas que adotam um sistema de gestão eficiente, focado na qualidade e em busca da excelência nos serviços prestados”, resume a presidente da ABEOC Brasil, Anita Pires.

Para a obtenção do Selo de Qualidade ABEOC Brasil, as empresas de eventos precisarão comprovar os requisitos técnicos que se baseiam no sistema de gestão da qualidade, segundo as exigências das normas da série ISO 9000, e também em evidências comprováveis da prática dos fundamentos de qualidade, seguindo os critérios de excelência em gestão do Prêmio MPE Brasil, uma parceria do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Auditoria independente da ABNT

A verificação se as empresas inscritas cumprem os critérios do Selo de Qualidade será realizada de forma independente pela ABNT. Segundo o Gerente de Negócios da Gerência de Certificação de Sistemas de Gestão da ABNT, Luiz Boschetti, a área de produção de eventos no Brasil assumiu uma importância singular em função das inúmeras atividades, principalmente as de caráter internacional, que estão sendo realizadas ou já foram programadas para o país . “As empresas do setor, para pleno atendimento das demandas de seus clientes devem ter princípios de gestão contemplando todos os níveis do processo”, afirma. Boschetti complementa que “uma empresa de eventos ao buscar uma certificação, como a que contempla o Programa de Qualidade ABEOC Brasil, desafia a Organização a melhorar o seu processo, bem como considerar a melhoria contínua ao longo de suas atividades , e de forma devida monitorar, através de indicadores gerenciais, o seu contínuo desempenho, em busca da excelência dos serviços prestados”.

A certificação é a segunda etapa do Programa de Qualificação em Gestão e Certificação de Empresas de Eventos, que iniciou em março de 2013 com palestras e oficinas que impõem o aprimoramento da gestão. Participaram da primeira etapa 243 empresas de diferentes segmentos do setor de eventos.

Credibilidade

A participação da ABNT como órgão responsável pela avaliação de conformidade agrega ainda mais credibilidade ao Programa de Qualidade ABEOC Brasil e Sebrae, com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA). “E credibilidade é tudo que buscamos para o Programa e para as empresas participantes”, fala Sérgio Bicca, coordenador do Programa.

O coordenador de capacitação do Programa, Luiz Carlos Barboza, acrescenta que “Selo de Qualidade é uma questão de credibilidade, e ter uma verificadora isenta e reconhecida como a ABNT traz uma valor diferenciado”.

Benefícios da Certificação pelo Selo de Qualidade ABEOC BRASIL

• Aperfeiçoamento da gestão da empresa com melhorias contínuas;
• Diminuição dos gastos gerados pela falta de qualidade;
• Crescimento sustentável da empresa;
• Profissionalização dos colaboradores;
• Aumento da produtividade da empresa;
• Estabilidade no desempenho;
• Visibilidade e diferenciação no mercado.

Tags: , , , ,

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário em nosso site

Nota: Os comentários postados ficam aguardando moderação. Não é necessário reenviar seu comentário.