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Turismo de PE lança estratégias para o setor

[Revista Eventos, 17/12/2014]

Em uma ação inédita no Estado, a Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) lançou o Plano de Marketing Turístico para 23 municípios do Estado que integram os polos Costa dos Arrecifes, Agreste e Vale do São Francisco.

A ideia é criar ações e peças promocionais que diferencie o Estado de qualquer outro destino turístico. Na ocasião, também foi lançada a atualização do Planejamento Estratégico do Turismo de Pernambuco. Este apresenta diretrizes e programas a serem seguidos para o desenvolvimento do turismo de Pernambuco até 2020.

A primeira etapa do Plano de Marketing vai mostrar o que Pernambuco tem em relação a equipamentos e pontos turísticos, o que o estado deve promover de potencial turístico e em quais lugares a promoção deverá ser feita. Essa etapa irá criar ações e peças promocionais para que o turista reconheça de imediato os elementos turísticos que só têm em Pernambuco.

As estratégias de promoção turística do Plano de MKT foram construídas até 2020 e contou com investimento de R$ 440 mil, do Ministério do Turismo.

O Plano de Marketing está sendo elaborado por um Consórcio de empresas formado pela ‘Pires & Associados’, que tem como diretora Jeanine Pires, ex-presidente da Embratur, a empresa espanhola ‘Iber-Geo Consulting e a Chias Markerting’, empresa responsável pelo Plano Aquarela 2020, plano de marketing turístico internacional do Brasil.

“Também iremos estabelecer uma estratégia de comunicação digital e integrada que irá possibilitar atingir todos os mercados e chegar ao consumidor final”, informa Jeanine Pires.

Já o Plano Estratégico irá mapear todas as ações já realizadas no estado em prol do turismo pernambucano e irá definir estratégias e apresentar diretrizes e programas a serem seguidos até 2020. O Plano Estratégico de PE foi criado em 2008, pelo consultor Paulo Gaudenzi, e a atualização completa deverá acontecer até junho de 2015.

A Setur/PE coletou informações nas áreas de Infraestrutura, Estrutura básica de apoio, Organização da Cadeia Produtiva do Turismo, Recursos e Atrativos Turísticos, Marketing, Sensibilização e Capacitação de RH, e Gestão Pública do Turismo.

“Com o Planejamento Estratégico, o trade turístico terá, de maneira rápida, todo o panorama de atividades já desenvolvidas e que poderão ser realizadas dentro dessa perspectiva da política de turismo traçada pelo plano, tendo com isso, um instrumento de gestão do turismo atualizado”, informa Luciana Carvalho, secretária executiva do Turismo de Pernambuco.

 

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