Clipping do Setor

Como trazer o poder público municipal para o lado do turismo – O papel de cada um, inclusive o seu!

[Por Eduardo Jorge Costa Mielke, Revista Eventos, 08/03/2017]

Toda vez que o Turismo da sua Cidade não anda ou fica muito aquém do que poderia, muito provavelmente o problema está como sempre na base. Isto é, o que o papel que cada um (Secretaria de Turismo-Sectur, Trade e o Terceiro Setor) no desenvolvimento turístico não está nada claro.

Quer um exemplo simples? Se você acha que confeccionar o Mapa da Cidade para que o turista localize os pontos turísticos é uma tarefa do Poder Público, ledo engano. Aliás, para mim este tipo de ação é um dos indicadores que uso para saber o quanto há de equívoco na assunção das responsabilidades de cada um. E para também saber, o quanto a cooperação precisa avançar dentro do trade local.

Quer outro? Roteiros elaborados por iniciativas Sectur, ou do próprio COMTUR. Toda vez que o poder público se mete a fazer algo que não é sua função, além de fazer bobagem, assume para si a responsabilidade que não é dele, mas sim do mercado. E aqui, fica a tal pergunta: Quando é mesmo que o Poder Público assume a responsabilidade por alguma coisa que ele não sabe fazer? Se por um lado fica até cômodo, por outro tem-se uma cegueira infinita…

Veja! Não é a toa que estamos onde estamos….(Se você está gostando do post, peço a gentileza de compartilhar com seus contatos, obrigado!)

Então o que fazer? Se você que me lê é Secretário, o seu papel é articular, juntar as pontas sem ser a ponta. Seu papel é olhar como está o ambiente de negócios turísticos. Se não há roteiros, chame operadoras, agencias não locais e locais e peça que eles se organizem neste processo. Monitore e cobre. Mostre o que é função deles. Quer um mapa da cidade bacana e moderno, chame o empresariado através da Associação Comercial, o CDL e o C&VB (ou a Associação de Turismo). Mapa é uma mídia…paga-se para ali estar, não é mesmo?

Se alguém for a sua Secretaria querendo fazer um evento na sua cidade, um Festival de Jazz ou uma Competição, chame o Terceiro Setor do Turismo. Convoque alguém do corpo diretivo imediatamente. Deixe que eles decidirem o que é melhor. Mediar e ajudar com que o você pode, como por ex: Guarda Municipal, gradil e demais itens que tens no pregão da Prefeitura. Este é o seu papel. Instigue que os eventos sejam motor de geração de negócios.

Se você que me lê é do Terceiro Setor, auxilie neste processo de cooperação. Não se acomode, deixando o poder público tomar as iniciativas. Turismo se faz com empresas. E se você quer mais dinamismo, faça por onde. Nunca se esqueça que com raras exceções, as Adm. Públicas agem por demanda. Se as entidades não dão o tom ou o ritmo, não espere que o secretário dará. Leia a PARTE I desta série especial. Além disso, pressione a Secretaria para trazer todas as decisões relevantes, como por exemplo a discussão do PPA ocorram dentro do COMTUR. Aliás, o conselho serve para justamente estabelecer o que é papel de cada um. É lá que estes acordos são discutidos e acertados.

E se você que me lê é empresário, o seu papel é mais simples. Atenda o seu cliente como você gostaria de ser atendido. Nivele sempre por cima. Simples assim.

 

Tags: , , ,

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário em nosso site

Nota: Os comentários postados ficam aguardando moderação. Não é necessário reenviar seu comentário.