Clipping do Setor

Ricardo Amorim: “Confiança é o combustível da economia”

[Mercado e Eventos, 28/09/2017]

É a hora de investir. Em tom otimista este foi o recado deixado por Ricardo Amorim em sua palestra na Expo Abav, que ressaltou que o Brasil começa agora o ciclo de recuperação que deve ser aproveitado. “Temos confiança na hora errada e medo na hora errada”, destacou ele. Ele atentou para o fato de que os fenômenos políticos tem cada vez menos influência no cenário econômico, o que garante mais segurança para o mercado.

Ilustrado por dados do PIB, de confiança e de desemprego, Amorim mostrou o ciclo de crescimento acima do esperado entre os anos 2004 e 2010, seguido por outro de índices abaixo do esperado entre 2010 e 2016. “Quando estamos na descendente os resultados são pior que o esperado e na ascendente acontece exatamente o contrário, os índices são melhores que o esperado”, analisou.

O economista atentou para um dado interessante, o crescimento do interior do Brasil, impulsionado pela mão de obra mais acessível e pelo agronegócio. “Das 20 cidades que mais cresceram no Brasil, 19 são do interior. A única capital que faz parte das 20 tem características de interior, Goiânia”, acrescentou.

Ricardo Amorim finalizou atentando para o ciclo provocado pela retomada da confiança, destacando que com as necessidades básicas garantidas, a tendência é de que as pessoas busquem educação e viagens. “O combustível que move a economia é a confiança”, compeltou.

Tags: , , ,

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário em nosso site

Nota: Os comentários postados ficam aguardando moderação. Não é necessário reenviar seu comentário.