Clipping do Setor

Finaliza com sucesso o Congresso Cocal 2018 no Paraguai

O 35º Congresso Internacional Cocal 2018, da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina (COCAL) terminou seu programa oficial neste sábado (10/03) no Paraguai, com uma oficina gratuita de certificação “CASE”, no Sheraton Hotel Assunción, após dois dias com mais de 20 palestrantes de 15 países, Rodada de Negócios, Oficina para Jornalistas e Fórum de Futuros Líderes IMEX-MPI-MCI.

“O ponto de maior destaque do Congresso foi o fator humano, a criatividade, é nisso que temos que trabalhar”, resumiu o presidente da Cocal, Pablo Weil, em seu discurso de encerramento.

O 35º Congresso Cocal contou com 210 participantes, dos quais 61% eram paraguaios. A maior delegação estrangeira foi a da Argentina. “Foram dias intensos de conhecimento, de experiência, de conhecer novas pessoas e lugares”, destacou Nidia Arza de Tenace, presidente da edição 2018 do Congresso. “É a primeira vez que tivemos uma oficina para jornalistas e queremos replicar essa atividade nos próximos congressos”, complementou.

Os participantes e palestrantes vieram de 17 países diferentes, como Argentina, Brasil, Cuba, Chile, Peru, Equador, Panamá, Colômbia, México, Guatemala, EUA, Porto Rico, Reino Unido, República Dominicana, Venezuela, Espanha e Bolívia, além do Paraguai.

O Congresso Cocal 2018 foi organizado pelo Convention & Visitors Bureau do Paraguai e pela COCAL, com o apoio da Secretaria Nacional de Turismo (Senatur) do Paraguai, Itaipu Binacional, Argentina e 25 outras empresas.

Foto divulgação Alisson Batres, Bertha Garcia, Carlos Alberto Monferrer, Isabel Puebla Rodriguez e Pablo Weil em painel no Hotel Sheraton Asunción.

PRIMEIRO CONGRESSO COM ZERO RESÍDUOS DE ALIMENTOS

A empresa social Mboja’o que luta contra o desperdício de comida coletou alimentos não perecíveis durante o Congresso Cocal 2018.

“O Congresso Cocal 2018 torna-se o Primeiro Congresso com Zero Food Waste no Paraguai. Tínhamos uma meta alta de coletar 500 quilos de alimentos em um dia e meio. Quatro hotéis associados do Paraguai CVB doaram 662 quilos. Além disso, as doações dos participantes chegaram a 307 quilos e tivemos a presença de outros doadores externos que compareceram para levar suas doações. Ou seja, no total, coletamos 1095 quilos de alimentos que serão entregues à Fundação Banco de Alimentos “, disse Ximena Mendoza, da Mboja’o.

COCAL 2019 E NOVA DIRETORIA

No próximo ano, o Congresso Cocal será realizado no Panamá de 12 a 16 de março de 2019, no Hard Rock Hotel, Cidade do Panamá. A última noite do evento contou com uma festa para promoção do Congresso Cocal 2019, quando também foi realizada a posse da nova Comissão Diretiva. Conheça os nomes que estão a frente da gestão 2018 – 2020 da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina (COCAL):

Pablo Weil, presidente (Argentina);
Ana Maria Viscasillas, vice-presidente (Porto Rico);
Elizabeth Tovar, secretaria general (República Dominicana);
Luis Ricardo Martinez, Pro-secretário (Panamá);
Adriana Sosa, Tesoureira (Argentina);
Fátima Facuri, Vocal 1 (Brasil);
Carlos Fernando Anchorena, Vocal 2 (Peru);
Ulises Huitron, Revisor de contas (México);
Adriana Homem de Carvalho, Revisora de contas (Brasil);
Raquel Gavagnin, Revisora de cuentas (Paraguai);
Alisson Batres (Guatemala), Berta Garcia (Venezuela) e Eduardo Chaillo (México): Comité de Ética

 

Notícias mais comentadas

Deixe um comentário em nosso site

Nota: Os comentários postados ficam aguardando moderação. Não é necessário reenviar seu comentário.