Estudo de Mercado

Além de toda a programação de capacitação e da certificação, o PROGRAMA DE QUALIDADE ABEOC BRASIL — Qualificação em Gestão e Certificação de Micro e Pequenas Empresas de Eventos também realizará um Estudo de Mercado.

O segmento de eventos é um dos mais carentes em termos de estatísticas e informações do setor de turismo brasileiro. Isso dificulta a tomada de decisões por parte das empresas, bem como para o estabelecimento de políticas públicas apropriadas ao seu desenvolvimento. O primeiro estudo do segmento foi realizado em 2001/2002 através da parceria firmada entre o Fórum Brasileiro de Conventions & Visitors Bureau e o SEBRAE, denominado “Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil”, que trouxe principalmente dados econômicos que mostravam o impacto desse segmento sobre a economia brasileira.

Foi nesse estudo que dimensionou-se que a indústria de eventos representava 3,1% do PIB e gerava três milhões de empregos diretos, terceirizados e indiretos. Infelizmente esse estudo não teve outras edições que atualizassem os dados do segmento de eventos no Brasil.

O Estudo de Mercado terá duas características principais:

1. Atualizar, no que for possível, as informações coletadas no estudo realizado em 2001/2002;

2. Realizar uma análise qualitativa, com painéis de opiniões relevantes, com o título “O Mercado de Eventos no Brasil e o Perfil dos seus Clientes – Desafios e Perspectivas para 2020”.

Participe da Pesquisa

Se você é organizador de eventos, acesse e responda o questionário disponível neste link.

Divulgue a pesquisa para outros organizadores de eventos. Quanto mais respostas o questionário receber, maior será o campo de análise do mercado de eventos brasileiro.

As informações fornecidas serão tratadas de forma sigilosa e analisadas em conjunto com as demais respostas. Clique aqui para acessar o termo de confidencialidade da pesquisa.

A análise qualitativa terá os seguintes objetivos:

  • Coletar, organizar e apresentar os principais dados, estatísticas e informações existentes sobre o segmento de eventos no Brasil;
  • Apresentar os principais gargalos para a competitividade e o crescimento do segmento de eventos no Brasil;
  • Apresentar as principais tendências e perspectivas do segmento de eventos até 2020 no Brasil;
  • Identificar e apresentar os perfis dos principais agrupamentos de clientes do segmento de eventos no Brasil;
  • Orientar, através de guia prático, as empresas do segmento de eventos, especialmente as de menor porte, quanto às estratégias a serem adotadas em seus negócios até 2020.