O que é

Aprimorar a gestão e promover a certificação de empresas do segmento de eventos é o principal objetivo do PROGRAMA DE QUALIDADE ABEOC BRASIL — Qualificação em Gestão e Certificação de Micro e Pequenas Empresas de Eventos, uma iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC BRASIL) em parceria com o SEBRAE.

O Programa abrange 12 Estados (Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e será implementado em dois módulos, com início em março de 2013 e conclusão em dezembro de 2014. O módulo “Capacitação Empresarial” prepara a empresa e prevê uma avaliação diagnóstica inicial das empresas participantes, mais a realização de palestras de 4 horas cada e oficinas de 24 horas cada (em média quatro palestras e quatro oficinas por Estado), finalizando com uma consultoria direta na empresa com a duração média de 12 horas, contribuindo para aprimorar a gestão.

Os temas das palestras e oficinas de capacitação e os aspectos a serem abordados nas consultorias diretas serão orientados pelos resultados da avaliação diagnóstica inicial. Assim as empresas serão preparadas exatamente nas suas necessidades para se qualificarem e estarem em melhores condições para a obtenção do Selo de Qualidade, no módulo seguinte.

O segundo Módulo do Programa de Qualidade inclui uma auditoria nas empresas participantes visando a certificação pelo Selo de Qualidade ABEOC BRASIL, caso seja atingido o desempenho necessário.

Objetivos específicos

• Sensibilizar as pequenas empresas do segmento de eventos para a importância do aprimoramento da gestão, de forma continuada;
• Estimular a utilização de métodos de gestão, de novas práticas empresariais e de ferramentas informatizadas de apoio à busca de maior eficiência e qualidade nos serviços prestados;
• Implementar o uso de instrumentos de avaliação do estágio atual da gestão nas empresas, quer seja a avaliação diagnóstica para identificar as lacunas de melhorias dos processos ou a auditoria visando a obtenção de certificação, incentivando a melhoria continuada dos padrões de gestão nas empresas;
• Consolidar a aplicação do Selo de Qualidade ABEOC BRASIL para diferenciar as empresas que cumprem requisitos mínimos de qualidade e eficiência na prestação de serviços;
• Promover o melhor acesso ao mercado através das análises e tomadas de decisão com base em estudo de mercado.

Resultados Esperados

• Pelo menos 50% das empresas participantes implantem uma das soluções ou novas práticas de gestão, entre as disponibilizadas pelo projeto;
• Pelo menos 30% das empresas participem do processo de avaliação para a obtenção da certificação pelo Selo de Qualidade ABEOC BRASIL;
• Pelo menos 30 (trinta) empresas obtenham o Selo de Qualidade ABEOC BRASIL;
• As empresas participantes ampliem em 10% (dez por cento), em média, o faturamento durante o período de execução do Projeto.

Clique na imagem acima para ampliar