Perguntas Frequentes

 

1. Por que participar do Programa de Qualidade da ABEOC BRASIL?

No Brasil, o segmento de eventos tem um um grande potencial de crescimento. Com os megaeventos previstos para os próximos anos, que motivaram a vinda de empresas e profissionais dos mais diversos países para o mercado nacional, percebeu-se que uma das ferramentas utilizadas como método de seleção de parceiros e prestadores de serviços, é a existência de Selos e Certificados de Qualidade. Além disso, a participação num programa planejado e executado pela ABEOC BRASIL, com a parceria e chancela do Sebrae, agrega mais profissionalismo e especialidade na capacitação de empresas da cadeia produtiva do setor de eventos. Outro ponto importante é que, para o empresário, toda oportunidade deve ser aproveitada para prospecção e captação de novos parceiros e negócios. Serão momentos em que os empresários poderão apresentar-se e conhecer seus fornecedores e clientes diretos, num ambiente de aprendizagem e troca de experiências.

2. Quais as vantagens em participar do Programa de Qualidade ABEOC BRASIL?

O Programa de Qualidade da ABEOC BRASIL tem como objetivo a aprimorar a gestão e promover a certificação de micro e pequenas empresas do segmento de eventos no Brasil. Ao participar de uma série estruturada de palestras, oficinas, consultorias, realizar um diagnóstico de sua empresa e passar pelo processo de certificação através do Selo de Qualidade, as empresas de eventos se qualificam para atuação diferenciada no mercado. Além disso, maior aproximação com um público qualificado, conhecer novas ferramentas de gestão, palestras e oficinas com instrutores qualificados, com temas focados na gestão de empresas do setor de eventos. Ao final de todas as etapas, as empresas que fore certificadas com o Selo de Qualidade ABEOC BRASIL, possuirão a vantagem de um selo com a chancela da entidade com maior credibilidade do setor de eventos, que estará sendo acompanhado pelo Ministério do Turismo, como observador, para conhecimento dos procedimentos e avaliação de utilização dos mesmos em seu projeto de certificação.

3. Como participar?

As empresas interessadas deverão realizar sua inscrição junto à ABEOC BRASIL e assinar o Termo de Adesão ao Projeto de Qualificação em Gestão e Certificação de Micro e Pequenas Empresas de Eventos. Todo esse processo de inscrição será feito pela Internet, em www.abeoc.org.br/qualidade/inscricoes. Realizada esta primeira etapa, a Secretaria do Programa de Qualidade ABEOC BRASIL realizará o cadastramento e enviará o boleto bancário para efetivação da inscrição.Veja no link www.abeoc.org.br/qualidade/como-participar quais as duas formas de participação.

4. Somente associados da ABEOC BRASIL podem participar?

O foco do programa é a capacitação para a qualidade da gestão das empresas associadas à ABEOC BRASIL, contudo, não há tempo mínimo de filiação como condição para adesão ao programa. Se você é empresário da cadeia produtiva do setor de eventos e tem interesse em participar, informe-se com a entidade sobre as condições especiais de filiação.

5. Já tenho selo de qualidade do Sebrae. Preciso fazer a etapa de consultoria e certificação?

O Programa de Qualidade ABEOC BRASIL tem como foco específico as empresas do setor de eventos. A existência de um selo que qualidade não elimina ou diminui a importância de outro setorizado e focado na sua área de atuação. Contudo, caso você opte em fazer apenas a etapa de Capacitação Empresarial, não há problema. A sua empresa pode se inscrever neste módulo e, havendo interesse em aderir à Avaliação para Obtenção do Selo de Qualidade ABEOC BRASIL, uma inscrição adicional poderá ser realizada.

6. Posso fazer apenas a etapa de avaliação e certificação?

Também é possível a empresa participar apenas da etapa de Avaliação para Obtenção do Selo de Qualidade ABEOC BRASIL. Salientamos, porém, que muitos dos requisitos para a obtenção da certificação, serão abordados nas palestras e oficinas, conduzindo as empresas à melhoria das práticas de gestão a fim de melhorarem suas atividades. O valor do investimento para a empresa que somente quer a avaliação para obtenção do Selo de Qualidade ABEOC BRASIL é de R$ 3.000,00 a vista ou em 5 parcelas mensais de R$ 650,00.

7. Posso aderir ao programa depois de iniciado?

O Programa de Qualidade ABEOC BRASIL é dividido em duas etapas: 1. Capacitação Empresarial e 2. Avaliação para Obtenção do Selo de Qualidade ABEOC BRASIL. A empresa deverá optar pela participação nas duas etapas ou em apenas uma delas. Não será possível a inscrição de empresa interessada quando a etapa já estiver em desenvolvimento.

8. Já participei da etapa do Selo de Qualidade ABEOC realizada em Santa Catarina, trata-se do mesmo Selo?

O Selo de Qualidade ABEOC BRASIL emitido pela ABEOC em Santa Catarina, foi uma primeira etapa da certificação que expandimos a todo o país neste Programa. Desta forma, se a sua empresa já passou pelos procedimentos de avaliação e alcançou as notas para a obtenção do Selo de Qualidade, não há necessidade de repeti-lo. Convidamos essas empresas a participar da etapa de Capacitação Empresarial, uma inovação do processo, que não aconteceu na regional catarinense.

9. Participo de outro programa de palestras e capacitação do Sebrae. Qual o diferencial deste programa?

Este é um programa pensado por organizadores de eventos e prestadores de serviços para eventos PARA organizadores e prestadores de serviços do setor de eventos. As empresas desta cadeia produtiva terão como primeiro diferencial a abordagem focada exclusivamente para o seu mercado, considerando as suas necessidades e especificidades. Outros diferenciais como uma maior aproximação com seus fornecedores e clientes também é um fator importante, oportunizando um ambiente favorável ao crescimento da aprendizagem e dos negócios.

10. Onde acontecerão as etapas estaduais?

A execução do Programa está dividida em doze capitais nos seguintes Estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O calendário completo será divulgado no site da ABEOC BRASIL. Acompanhe de perto e não perca as palestras e oficinas!

11. Por que somente doze Estados estão sendo contemplados?

Registramos que estes Estados foram os escolhidos por atenderem os seguintes critérios: 1) número mínimo de associados em dia com suas obrigações e 2) representação estadual existente, com diretoria eleita e documentação em dia.

12. Sou associado em Estado onde não está programada a execução, posso participar do programa em outro Estado ou cidade?

A participação de empresas sediadas em outros Estados é possível. Porém, qualquer custo de deslocamento para a participação das etapas, será de responsabilidade total da empresa interessada. Entre em contato coma gestão executiva do Programa de Qualidade ABEOC BRASIL para se informar sobre a forma de participação e os custos de deslocamento do consultor e auditor até a sua empresa.

13. As palestras e oficinas são todas presenciais?

Sim. As as etapas de capacitação e de obtenção do Seloserão presenciais. Apenas a etapa inicial de avaliação diagnóstica será feita a distância. Trata-se do preenchimento de um questionário que terá todo o apoio de especialista designado pelo Programa. Cada empresa participante do módulo de Capacitação Empresarial poderá participar com dois representantes, onde sugerimos que sejam as pessoas responsáveis pela administração e gestão da empresa e que tenham a possibilidade de estar, ao menos um dos representantes, em todas as palestras e oficinas, podendo o outro ser representado ou substituído.

14. Onde posso buscar informações sobre o Programa de Qualidade ABEOC BRASIL?

Todas as informações estão disponíveis neste site www.abeoc.org.br/qualidade

Além disso, procure a ABEOC BRASIL nos seus Estados. A equipe está a disposição para atendê-los pelo e-mail: qualidade@abeoc.org.br ou pelo skype: abeoc.qualidade