Quem Somos

A Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC BRASIL foi fundada em 15 de janeiro de 1977. Tem por finalidade coordenar, orientar e defender os interesses de suas associadas, representadas por empresas organizadoras, promotoras e prestadoras de serviços para eventos, cadastradas no Ministério do Turismo, conforme Lei Geral do Turismo 11.771/08 e seu Decreto Regulamentador.

Hoje, a ABEOC BRASIL está presente e regulamentada em 12 Estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, e São Paulo. Congrega cerca de 500 empresas associadas.

Seu quadro gerencial é constituído por um Conselho Diretor, um Conselho Fiscal e Diretorias Estaduais.

A nova legislação reconhece as empresas organizadoras e promotoras como aptas a realizar eventos, a partir da certificação do CADASTUR – Cadastro Nacional do Ministério do Turismo.

Principais Objetivos

● Defender os interesses das associadas, tornando a atividade de organização e prestação de serviços em eventos reconhecida, valorizada e respeitada perante o mercado e as entidades institucionais e órgãos públicos;

● Promover e incentivar as relações entre suas associadas no sentido de possibilitar intercâmbio técnico e comercial através da promoção, realização e apoio de encontros, reuniões, eventos, cursos, projetos e similares;

● Orientação de interessados em como proceder para atuar na área de eventos de acordo com a legislação;

● Estímulo à prática de atividades com um elevado sentido ético nas relações entre as associadas e, entre essas e o mercado.

Para atingir seus objetivos, a ABEOC promove, entre outras atividades:

  • Reuniões periódicas com suas associadas e ABEOC’s Estaduais;
  • Debates e palestras sobre assuntos de interesse do segmento de turismo e de eventos;
  • Intercâmbio com empresários e associações de classe;
  • Divulgação da profissão de organizador, promotor e prestador de serviços para eventos;
  • Orientação de interessados na contratação de profissionais para eventos;
  • Estímulo à observância de um elevado sentido ético nas relações entre as associadas e o mercado.

Representatividade

A ABEOC BRASIL mantém representatividade junto a todas as esferas governamentais, destacando-se na relação estreita com o Ministério do Turismo, Conselho Nacional de Turismo, Conselho de Turismo da CNC, Fórum das Entidades do Setor de Eventos e Embratur, o que permite participar amplamente dos projetos, convênios e ações que envolvem o desenvolvimento do Turismo de Eventos do país.

Membro da COCAL

A ABEOC BRASIL é uma entidade membro da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afines da América Latina – COCAL. A COCAL foi criada em 1985 como uma associação sem fins lucrativos composta de Organizadores Profissionais de Congressos (PCO) na América Latina e Península Ibérica,tendo como principais objetivos da unir os esforços dos países da região para melhorar o desempenho da indústria de eventos na América Latina, Portugal e Espanha, representando os seus membros internacionalmente, estabelecendo relações de cooperação mútua entre os seus membros, alcançando acordos, atividades com foco no desenvolvimento da indústria, promovendo e protegendo os princípios da ética profissional e comercial.

A COCAL tem um papel importante na formação educacional dos organizadores de eventos, através da realização do seminário anual, onde seus membros são chamados a discutir temas atuais e relevantes do setor, além de serem apresentados aos trabalhos desenvolvidos pela Federação. O evento acontece sempre no mês de março em diferentes países da Ibero-América.

Outra ação importante da entidade é o banco de dados com os eventos realizados nos países membros, maximizando oportunidades de negócios na América Latina e Península Ibérica. Enquanto o banco de dados está sendo formatado e alimentado, a COCAL fornece um calendário de eventos regional, distribuído desde 2005 anualmente, fornecendo aos membros um mapa da atividade no continente.

Visão da COCAL
Tornar a América Latina num centro de feiras e exposições de congressos, combinando tecnologia de ponta com suas carcterísticas naturais.

Objetivos da COCAL
• Promover a formação de técnicos e profissionais.
• Acordar princípios e normas profissionais e comerciais para ajudar a promover os países da América Latina e estabelecer uma cooperação entre eles.
• Representar a região internacionalmente.

Mais informações sobre a COCAL em cocal.org